O que é HTML5

Logo HTML 5
Grande parte deste conteúdo foi adaptado do curso sobre HTML5 da Microsoft, qualquer semelhança não é mera coincidência.

O HTML5 é a nova versão do HTML4. Um dos principais objetivos do HTML5 é facilitar a manipulação de elementos possibilitando o desenvolvedor a modificar as características dos objetos de forma não intrusiva e de maneira que seja transparente para o usuário final.

 

Ao contrário das versões anteriores, o HTML5 fornece melhores ferramentas para a CSS e o Javascript fazerem seu trabalho da melhor maneira possível. O HTML5 permite por meio de suas APIs a manipulação das características destes elementos, de forma que o website ou a aplicação continue leve e funcional.

Em 2004, empresas como Apple, Mozilla e Opera formaram um grupo em resposta ao lento desenvolvimento da W3C e o batizam de WHATWG (Web Hypertext Application Technology Working Group). Mais tarde a W3C se juntou a eles. O resultado dessa cooperação veio em 2008, ainda em caráter experimental o HTML5 foi publicado pelo W3C. Um ano depois, o desenvolvimento do XHTML foi encerrado.

Enquanto o WHATWG define as regras de marcação que usaremos no HTML5, eles também definem APIs que formarão a base da arquitetura web. Essas APIs são conhecidas como DOM Level 0 (DOM = Document Objetc Model).

O HTML5 também cria novas tags e modifica a função de outras. As versões antigas do HTML não continham um padrão universal para a criação de seções comuns e específicas como rodapé, cabeçalho, sidebar, menus e etc. Não havia um padrão de nomenclatura de IDs, Classes ou tags. Não havia um método de capturar de maneira automática as informações localizadas nos rodapés dos websites.

Há outros elementos e atributos que sua função e significado foram modificados e que agora podem ser reutilizados de forma mais eficaz. Por exemplo, elementos como B ou I que foram descontinuados em versões anteriores do HTML agora assumem funções diferentes e entregam mais significado para os usuários.

O HTML5 modifica a forma de como escrevemos código e organizamos a informação na página. Seria mais semântica com menos código. Seria mais interatividade sem a necessidade de instalação de plugins e perda de desempenho. É a criação de um código que facilita a reutilização da informação de diversas formas.

O HTML5 está sendo criado para que seja compatível com os browsers recentes, possibilitando a utilização das novas características imediatamente. O WHATWG tem mantido o foco para manter a compatibilidade. Sites ainda não refeitos continuam funcionando mesmo sem adequação aos novos conceitos e regras.

Hoje todos navegadores modernos como IE10, Chrome da Google, Firefox e Opera trabalham com HTML5, apesar de que a publicação final da W3C ainda não foi realizada.

 

#HTML

2 Responses

  1. Sayans says:

    Opera passou a utilizar um novo engine Webkit.

  2. supreme says:

    A formidable share, I simply given this onto a colleague who was doing a bit of evaluation on this. And he in truth purchased me breakfast because I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the deal with! However yeah Thnkx for spending the time to discuss this, I really feel strongly about it and love studying more on this topic. If attainable, as you grow to be experience, would you thoughts updating your blog with extra particulars? It is extremely helpful for me. Big thumb up for this blog publish!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!