O que é HTML5

Logo HTML 5
Grande parte deste conteúdo foi adaptado do curso sobre HTML5 da Microsoft, qualquer semelhança não é mera coincidência.

O HTML5 é a nova versão do HTML4. Um dos principais objetivos do HTML5 é facilitar a manipulação de elementos possibilitando o desenvolvedor a modificar as características dos objetos de forma não intrusiva e de maneira que seja transparente para o usuário final.

 

Ao contrário das versões anteriores, o HTML5 fornece melhores ferramentas para a CSS e o Javascript fazerem seu trabalho da melhor maneira possível. O HTML5 permite por meio de suas APIs a manipulação das características destes elementos, de forma que o website ou a aplicação continue leve e funcional.

Em 2004, empresas como Apple, Mozilla e Opera formaram um grupo em resposta ao lento desenvolvimento da W3C e o batizam de WHATWG (Web Hypertext Application Technology Working Group). Mais tarde a W3C se juntou a eles. O resultado dessa cooperação veio em 2008, ainda em caráter experimental o HTML5 foi publicado pelo W3C. Um ano depois, o desenvolvimento do XHTML foi encerrado.

Enquanto o WHATWG define as regras de marcação que usaremos no HTML5, eles também definem APIs que formarão a base da arquitetura web. Essas APIs são conhecidas como DOM Level 0 (DOM = Document Objetc Model).

O HTML5 também cria novas tags e modifica a função de outras. As versões antigas do HTML não continham um padrão universal para a criação de seções comuns e específicas como rodapé, cabeçalho, sidebar, menus e etc. Não havia um padrão de nomenclatura de IDs, Classes ou tags. Não havia um método de capturar de maneira automática as informações localizadas nos rodapés dos websites.

Há outros elementos e atributos que sua função e significado foram modificados e que agora podem ser reutilizados de forma mais eficaz. Por exemplo, elementos como B ou I que foram descontinuados em versões anteriores do HTML agora assumem funções diferentes e entregam mais significado para os usuários.

O HTML5 modifica a forma de como escrevemos código e organizamos a informação na página. Seria mais semântica com menos código. Seria mais interatividade sem a necessidade de instalação de plugins e perda de desempenho. É a criação de um código que facilita a reutilização da informação de diversas formas.

O HTML5 está sendo criado para que seja compatível com os browsers recentes, possibilitando a utilização das novas características imediatamente. O WHATWG tem mantido o foco para manter a compatibilidade. Sites ainda não refeitos continuam funcionando mesmo sem adequação aos novos conceitos e regras.

Hoje todos navegadores modernos como IE10, Chrome da Google, Firefox e Opera trabalham com HTML5, apesar de que a publicação final da W3C ainda não foi realizada.

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

One Response to “O que é HTML5”

  1. Sayans disse:

    Opera passou a utilizar um novo engine Webkit.

Leave a Reply

*