Brasil é o décimo país com mais startups avaliadas como unicórnios.
O que significa uma empresa unicórnio?
Em 2013, a fundadora da Cowboy Ventures, Aileen Lee, usou o termo startup unicórnio no artigo “Welcome to the unicorn club” ( “Bem-vindo ao clube dos unicórnios”) para se referir às empresas tecnológicas que atingem o valor de 1 bilhão de dólares sem estarem cotadas na bolsa de valores.
Alguns exemplos em 2022 são: QuintoAndar e C6 Bank, Ifood e outras.
Características:
- Abordagem centrada no cliente: Priorizam o cliente e dão grande ênfase em proporcionar experiências excepcionais para os usuários.
- Mentalidade global: unicórnios têm uma visão de expansão rápida em escala global, empregando estratégias para se tornarem grandes o mais rápido possível.
- Escalabilidade e inovação: adotam modelos de negócio escaláveis, permitindo sustentar o crescimento sem sucumbir ao próprio sucesso. Também fomentam a inovação e mantêm estruturas organizacionais flexíveis.
- Foco no setor de serviços: unicórnios geralmente atuam no setor de serviços, atendendo a diversas necessidades e demandas dos clientes.
- Equipes diversificadas e disruptivas: suas equipes são compostas por pessoas de diferentes origens e culturas, promovendo a criatividade e buscando ideias disruptivas de forma colaborativa.
- Valorização do talento e ambição: unicórnios valorizam altamente o talento, a criatividade e a paixão por conquistar novas fronteiras.
- Habilidades em mídias sociais: alavancando efetivamente as redes sociais, elas espalham habilmente sua mensagem, filosofia e produtos/serviços para um público mais amplo.
- Resiliência: Ao enfrentar uma “montanha-russa” de emoções e experiências, essas empresas aprendem a navegar por altos e baixos da economia, desenvolvendo uma forte resiliência ao longo do caminho.
No responses yet