O termo “Metaverso” é, sem dúvidas, uma das palavras mais utilizadas na reta final de 2021 por envolvidos com tecnologia digital.
O conceito ganhou forças quando o Facebook mudou o nome de sua empresa controladora para Meta. Isso despertou o interesse do setor de tecnologia a ponto de se tornar uma meta para várias gigantes digitais globais.
O que é metaverso?
De forma resumida, metaverso significa “Um universo além”. Em outras palavras, trata-se de um ecossistema digital que permite que as pessoas interajam, cooperem, joguem, façam negócios, comprem e vendam NFTs, móveis e territórios virtuais e negociem tudo isso com criptomoedas.
“Hoje vemos [plataformas de jogos] Roblox, Unity e Epic Games construindo mundos. Cada plataforma de jogos, estúdio de cinema, liga esportiva e muito mais terá seus próprios mundos. Organizações Autônomas Descentralizadas [DAOs] serão os princípios governantes que formarão a espinha dorsal dos novos mundos. A troca de valor será conduzida por blockchain, e criptomoedas.
Além disso, Wang afirmou que os princípios da Web 3.0, como modelos descentralizados, identidade auto-soberana e provas de conhecimento zero, mudarão a forma como os usuários conduzem as transações.
Isso dará aos compradores mais poder e controle e, aos vendedores, mais transparência.
Assim, como este é um ecossistema que está “engatinhando” espera-se que 2022 traga muitos novos desenvolvimentos.
Alguns precursores são os jogos Second Life, Roblox e Fortnite, VRChat, mas o termo é anterior a eles, não só em jogos será utilizado, assim o interesse pelas empresas vem aumentando muito.
Criptomoedas pertencentes a jogos tem valorizado muito nos últimos meses, como por exemplo AXS.
Na lista abaixo estão algumas iniciativas voltadas para metaverso.
1 – MetaFighter
MetaFighter é um jogo de metaverso do tipo arcade baseado em NFT e play-to-earn. Ele reúne personagens, skins, habilidades e arenas que podem ser aumentadas, ganhas e trocadas.
Por meio de duelos na arena, os jogadores podem ganhar tokens FIGHT por meio de apostas de habilidade e aumentar seus ativos NFT para revenda no mercado.
2- GameJam
GameJam é uma plataforma focada em blockchain que permite a hospedagem, participação e publicação de game em blockchain para todos os tipos e gêneros de jogos.
A plataforma atua essencialmente como um centro para o surgimento de novos jogos inovadores em blockchain. Assim, à medida que o setor se desenvolve, a partir de 2022 GameJam será ainda mais relevante.
3 – Blind Boxes
Blind Boxes é um mercado de NFT que permite aos usuários pagar uma taxa fixa e receber colecionáveis digitais.
Assim como as máquinas de venda automática de brinquedos, os compradores podem ver todos os itens de cada coleção.
Os itens são distribuídos aleatoriamente. Além disso, como os itens de maior valor são distribuídos em coleções, os usuários podem receber mais que pagaram.
“Este conceito é uma forma divertida e acessível para os compradores aumentarem suas coleções de NFTs de metaverso, jogos e arte”, destacou o Tech Times.
4 – Galaxy Fight Club
Chamado de “Super Smash Bros” do universo NFT, Galaxy Fight Club é o primeiro jogo de luta PVP cross-IP e multiplataforma do mercado.
O game de metaverso dá aos jogadores a chance de usar qualquer um de seus NFTs na batalha para ganhar recompensas. Isso inclui o token nativo da empresa GCOIN.
Assim, alguém com um Crypto Punk pode vincular sua carteira e competir contra alguém com um Bored Ape.
O GFC está prestes a ser lançado no primeiro trimestre para iOS, Android e PC.
5 – Radio CACA
Com desenvolvedores experientes da Tencent e do Roblox, Radio Caca é apontado como um projeto de destaque em metaverso.
Radio Caca é um mundo virtual 3D onde os usuários podem comprar e possuir terras, construir lojas e galerias de arte digital. Além disso, podem criar e jogar jogos no universo digital.
O game opera sob um modelo de organização autônoma descentralizada (DAO). Assim, é governado por indivíduos com ideias semelhantes. O token nativo da Rádio Caca é conhecido como $RACA.
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