WebM

Ao contrario de que muitos sites afirmavam de que HTML5 seria para futuro próximo como 2014 ou 2025, esta é mais uma prova de que ele já está presente no momento.

O maior compartilhador de vídeos no mundo, youtube, está convertendo seus vídeos que possuíam formato Flash para WebM, formato nativo do HTML5. Sendo que 30% dos vídeos já foram convertidos e tudo indica que são os mais acessados.

Mas os usuários do youtube que desconhecem o formato podem ficar tranquilos, por que na verdade os vídeos estão nos dois formatos, e quem acessar agora será ofertado o formato Flash automaticamente, para utilizar o novo formato, pelo menos por enquanto, devem acessar através do testtube que também conterá outras opções de uso do HTML5, com isso você acessará os vídeos usando HTML5.

Compatibilidade dos navegadores:

  • WebM nos navegadores atualizados não será necessário nenhum plugin. Utilizando-se últimas versões como Firefox 4.0, Google Chrome 10.0, ou Opera 10.6 já possuem suporte ao formato.
  • Safari utiliza o formato H.264 que aceita WebM sem problemas.
  • Microsoft Internet Explorer 9 necessita da instalação de seu plugin H.264 ou do plugin WebM.
  • Microsoft Internet Explorer 6, 7 ou 8 somente com plugin Google Chrome Frame instalado.

Conforme comentado anteriormente o Google Chrome apoiava o formato H.264 há alguns meses atrás passou a apoiar WebM que é composto dos codecs VP8 de vídeo e o Vorbis de áudio, e não mais o H.264, um incetivo software livre, uma vez que o H.264 necessita pagar direitos autorais.

Conclusão: Acessei youtube utilizando HTML5, os vídeos baixam muito mais rápidos, não paralisou o download nenhuma vez ao contrário da utilização do Flash, as imagem são incrivelmente melhores, mesmo em tela cheia a imagem fica perfeita.

 

One response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia