WEBGL

WebGL

Biblioteca para gráficos que amplia a capacidade do JavaScript possibilitando interatividade com gráficos 3D.

WebGL usa o elemento canvas do HTML5 e é acessada por meio de interfaces ( Document Object Model) incluído no navegador sem uso de plugins.

Baseado no OpenGL fornecendo API ( Interface de Programação de Aplicações ) para gráficos que pode ser utilizado também para desenvolvimento de games que necessitam apenas do Browser.

Não utiliza nenhum recurso do similar Flash como era esperado, é uma tecnologia totalmente nova, mas utiliza recursos da placa de vídeo dos computadores e pode pedir atualização destes  recursos guando acessar a página abaixo.

 

A origem do WebGL:

A Khronos Group, consórcio responsável pelas especificações de linguagens como OpenGL e OpenCL, desenvolveu este padrão, que permitirá a exploração nativa 3D através de um navegador Web, aproveitando-se dos progressos trazidos pelo HTML 5.

No HTML 5 o elemento Canvas que permite tornar dinâmicas imagens bitmap via scripts, a renderização 3D será efetuada pela placa gráfica, segundo a Khronos Group, o WebGL é um padrão de permite controlar, por intermédio do JavaScript, pacotes OpenGL ES 2.0

WebGL tem apoio das NVIDIA e AMD, principais fabricantes de placas gráficas dedicadas, e algumas companhias como Mozilla, Google, Ericsson e Opera Software.

A página a seguir pode ser vista com Firefox 4 ou Google Chrome 9 ou 10, e outros.

No Internet Explorer 9 e nem os anteriores ( Internet Explorer 8 ou 7 )  não inclui WebGL, mais informações neste post: HTML 5 mais próximo de nós.  Veja o que pode ser feito com essa tecnologia no link a seguir.

https://demos.mozilla.org/pt/

 

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

2 Responses to “WEBGL”

  1. Ola acabei de entrar em seu blog e achei o maximo, ja esta no meus favoritos.

Leave a Reply

*