Instalar WordPress

wordpress

No início do ano 2011 adicionei um post sobre opções de blogs: WordPress.com ou Blogger, normalmente hospedados pela Google em servidor blogspot.com ou ainda WordPress.org.
Para que você possa instalar o wordpress, precisa de um alojamento (hospedagem) com PHP e bases de dados MySQL, todos servidores Linux possuem o serviço. Servidores Windows é necessário consultar o fornecedor.

Muitos tutoriais indicam para criar tabelas de banco de dados  MySQL,  utilizar phpMyAdmin, alterar privilégios do usuário, mas esse caminho possui grande chances de apresentar erros, caso não tenha conhecimentos de programação  PHP e MySQL.

Vamos mostrar dois modos de instalações que não será necessário nenhum conhecimento de PHP, ou de programação, para facilitar a criação de blogs, somente será necessário alterar um arquivo ou fornecer nome de login e senha.

 

  1. 1.    Instalação manual

Faça o download da última versão do WordPress português para seu computador, somente faça o download quando for utiliza-lo, devido às atualizações constantes, seu arquivo pode ficar desatualizado.

 

É importante referir que como o wordpress vem num ficheiro comprimido (zipado), você deve descomprimir no seu computador e transferir tudo o que está dentro da pasta “wordpress” para o seu alojamento. Pode também enviar o arquivo zipado e descomprimi-lo no seu servidor, sendo assim mais rápido, para isso o servidor deve de suportar esta opção, a grande maioria suporta.

Após descomprimir faça as alterações:

Criar uma Base de Dados e Configurar o WordPress.

  1. Descompacte o pacote em uma pasta vazia.
  2. Abra o arquivo wp-config-sample.php com um editor de texto como o WordPad ou similar e preencha suas informações de conexão do banco de dados.
  3. Salve o arquivo como wp-config.php
  4. Faça o upload de tudo.

– Enviar para o servidor de web, você pode utilizar os serviços de ftp como Fireftp ou recursos do próprio servidor.

  1. Abra o arquivo /wp-admin/install.php no seu navegador. Isto instalará as tabelas necessárias para o seu blog. Se ocorrer algum erro, confira seu arquivo wp-config.php, e tente novamente.
  2. Anote a senha fornecida para você.
  3. A instalação deve então encaminhá-lo para a página de login. Preencha o nome de usuário com admin e a senha gerada durante a instalação. Você pode clicar em ‘Usuários/Seu Perfil’ para alterar a senha.

Caso ainda tenha dúvidas consulte o site abaixo pode consultar o site abaixo:

http://codex.wordpress.org/Installing_WordPress
Para download do WordPress em português:

http://br.wordpress.org/

 

Se instalar na raiz do site, acessaremos o blog através do assim:  www.meusite.com.br caso seu registro seja com.br

Instalar em uma subpasta, por exemplo com o nome de “blog”. Dessa forma seu blog poderá ser acessado assim: www.meusite.com.br/blog

2. Instalação com Fantastico de Luxe.

Este modo é automático, presente na maioria dos servidores, vale lembrar ainda que não será necessário criar um banco de dados ou ainda usuário para o banco de dados. O Fantástico fará tudo automaticamente.

O Fantastico é uma ferramenta que automatiza a instalação de aplicações web para um Web Site. Além disso, é possível gerenciar todos os aplicativos de maneira organizada e simples. Além do WordPress, ainda existe mais 49 aplicações, entre fóruns, loja virtual, galeria de imagens, CMS e blogs. Uma desvantagem é que às vezes a aplicação instalada não é a mais atual e a linguagem é sempre em inglês. Mas mesmo assim é uma opção interessante e rápida de instalação do WordPress.

Depois de instalado ele poderá ser atualizado ou até mesmo traduzido para português.

Será necessário acessar o cPanel, que é um software para gerenciamento de contas para websites, presente no servidor,  funciona para hospedagens do tipo Linux, que é a ideal para instalar o WordPress.


Sua localização está no bloco ‘Software / serviços’ acessar ‘Fantastico De Luxe’. Clique nele para ter acesso à tela de gerenciamento do Fantástico, que está dividido em duas colunas:

Na esquerda é o menu de navegação, onde se encontra a lista de aplicativos e opções disponíveis, separados por categorias. Na coluna à direita estarão as informações e ações necessárias para a aplicação / opção do Fantástico.


Você pode deixar o Fantástico em português para facilitar, caso esteja em inglês. Para isso localize à esquerda a categoria ‘Extras’, clique no link ‘Language’, selecione o português nas opções disponíveis na coluna à direita e clique no botão ‘Save’. ‘

Agora procure na coluna à esquerda o WordPress conforme a imagem, na categoria ‘Blogs’ e clique nele. Com isso você terá as informações da instalação a ser feita.

Clicando no link ‘Nova instalação’ você terá acesso ao processo de instalação.

A instalação será feita na pasta raiz do domínio, então deixe o campo ‘Instalar no diretório’ em branco. Depois de inserida todas as informações, clique no botão ‘Instalar WordPress’ .

Após  adicionar as informações do banco de dados, o domínio escolhido, username, e senha, caso as informações estejam corretas, clique no botão ‘Terminar instalação’.

fantastico-configuração

Pronto seu WordPress está instalado, acesse a página www.meusite.com.br/wp-admin para configurar e postar.

Espero ter ajudado, abraço.

 

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

2 Responses to “Instalar WordPress”

  1. This article is presently what did you say? I need, thank you.

  2. felipe disse:

    Vim nesse blog por recomendação,muito bom mesmo,fiquei feliz por não perde meu tempo,eu tava precisando de grampo de celular e me recomendaro esse aqui http://www.espiaosip.com.br/celular-espiao.html sera que é bom?alguem ja ouvi falar?abraços,e parabens pelo blog

Leave a Reply

*