Algoritmo para o Twitter prevê assuntos populares

twitter

O Twitter já possui uma lista de termos populares do momento para cada região (Trending Topics), mas novos estudos irão prever com antecedência quais serão estes assuntos.

Um professor e um aluno do Massachusetts Institute of Technology (MIT) descobriram um novo algoritmo que pode apontar, com 95% de precisão, quais temas serão os mais populares no microblog, em média uma hora e meia antes do algoritmo do Twitter colocar o assunto nessa lista. Em alguns casos, o novo algoritmo pode se antecipar ao do microblog em até cinco horas.

A descoberta do professor Devavrat Shah e do estudante Stanislav Nikolov pode ser de relevância para o Twitter, que pode explorar possibilidades comerciais a partir da antecipação de assuntos populares, como a venda de anúncios relacionados a temas que entrarão para a lista dos mais populares do momento.

Como todo algoritmo, o desenvolvido por Shah e Nikolov precisa ser treinado, o que significa especificar determinados padrões a serem considerados. “É um modelo muito simplista”, define o professor, explicando que eles buscam treinar o algoritmo com base em dados para identificar um grande “salto”, de popularidade no caso dos tweets, e acompanhar como esse grande salto acontece. O problema, segundo Shah, é que “há mil coisas que poderiam acontecer”, portanto, ele e o aluno têm deixado que “os dados decidam”.

Em seus experimentos, a dupla montou um treinamento do algoritmo definindo 200 assuntos no Twitter que mostravam popularidade e outros 200 que não. Em tempo real, o sistema mostrou 95% de acertos em relação às publicações. Mas Shah diz que a precisão do sistema deve melhorar conforme se aumentem as especificações de treinamento do algoritmo quanto à quantidade de dados a serem considerados, o que significa necessidade de mais recursos de computação.

O algoritmo também representa uma nova abordagem em análises estatística, em teoria, pode ser aplicado a qualquer assunto que varie ao longo do tempo, como a duração de um evento, a venda de ingressos para shows e provavelmente até preços de ações na bolsa.

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

*