Adblock o campeão do Firefox

A extensão do paradoxo é a preferida dos internautas.

O que é Adblock? Você conhece? Confesso que eu também não conhecia, há pouco tempo tomei conhecimento, e porque estamos falando sobre Adblock? Por que é de longe a extensão mais usada no Firefox, campeã de downloads, com quase 12 milhões de usuários no mundo, é uma quantidade bastante considerável, mesmo assim muitos usuários do Firefox ainda não conhecem esta extensão.

 

Mas o que é uma extensão do Firefox? São pequenos aplicativos que não alteram o funcionamento do navegador, mas acrescenta funcionalidades no mesmo, existe uma grande quantidade de extensões com os mais diversos objetivos que podem ser vistos na página Mozilla.org. Podem ser chamados de Addons, extensões ou complementos do Firefox.


Qualquer complemento que se deseja adicionar, obrigatoriamente ele deve se encontrar na página addons.mozilla.org. e somente desta página. Caso a extensão esteja em outro site e o Firefox aceite sua instalação, ( o que não é provável ) uma barra aparecerá no topo da janela do site, clique no botão “Permitir” para autorizar a instalação da extensões a partir daquele site. Mas cuidado nesse caso a responsabilidade é do usuário, pode ser um malware (spyware, vírus, trojan, etc.) a instalação é por sua conta e risco.

 

O que Adblock faz? Atualmente ele se chama Adblock Plus, ele permite que o usuário bloqueie anúncios e propagandas em um site. Por exemplo, se você visita constantemente um portal de notícias, este contêm muitos anúncios, depois de instalado o complemento, é só clicar no anúncio e bloqueá-lo e este não abrirá novamente em uma nova visita.

 

Os bloqueios são realizados pelas fontes dos anúncios, varias fontes implica em vários bloqueios. Se o anúncio utiliza Flash o bloqueio é um pouco diferente, mas utiliza o mesmo principio.

 

Será que esta medida prejudica o portal? Com certeza que sim, mas este é outro assunto, e o internauta é que decide sobre sua utilização. Vamos enxergar mais longe, pode prejudicar o Firefox? Se virar uma mania mundial a resposta seria sim, apesar do numero expressivo de usuários, este deve estar em torno de 2% dos usuários do Firefox no mundo.

 

Muitos usuários afirmam que melhora a navegação, por que elimina o tempo perdido com as publicidades, deixando sua navegação mais rápida. Sua popularidade é tão grande que já estão querendo desenvolve-lo no Google Chrome.

 

Eu já utilizei varias extensões da página addons.mozilla.org e nunca tive problemas mas lembre-se que o excesso de extensões pode prejudicar sua navegação,  este já foi assunto de em um post anterior.

 

Para remover extensões do Firefox, utilize o painel “Complementos”, no próprio Firefox, selecione os complementos desejados e clica em excluir ou também podemos desativa-los. Na janela complementos você pode verificar as extensões instaladas, configurá-las, removê-las ou desativá-las. Nesse painel também podemos alterar plugins e a aparência do Firefox.

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

*