chromebook

Chromebook

Chromebook que um notebook lançado com este sistema operacional é uma quebra de paradigma, deve estar muito à frente do seu tempo, ou seu conceito é completamente diferente do que existe atualmente. Novo sistema operacional da Google, o Chrome OS já é encontrada comercialmente nos Chromebook, ainda não está disponível no mercado nacional.

 

Existe um post do mês anterior sobre a previsão e detalhes do Chromebook, agora está disponível para venda, alguns blogueiros e jornalistas haviam recebidos notebooks CR-48 da Google, um protótipo com sistema Chrome OS, a esperança da empresa era que fabricantes de notebooks se animassem em utilizar o novo sistema.

Chromebook que está a venda é o Samsung Series 5 por US$ 349 com WiFi e US$ 399 apenas com 3G.

Chrome OS

Google online podem fazer quase tudo que programas convencionais podem fazer, incluindo e-mail (Gmail), navegação, chat (Google Talk), fotos (Picasa), processador de texto, planilhas, apresentações (Google Docs) .

  • Não possui Windows ou Mac OS X
  • Não possui programas como editor de textos ou imagens
  • Não possui uma área de trabalho
  • Não possui pastas ou arquivos
  • Não precisa de HD

O que é precisa? Usuário precisa apenas ficar online, então o notebook precisa apenas de um navegador, sem HD, sem partes móveis e com longa duração da bateria cerca de oito horas. O Chromebook da Samsung tem apenas um drive SSD de 16 GB é basicamente um chip de memória, como no iPad ou no iPhone.

Sem Windows sem preocupações com vírus e spyware, não depende do números de série do mesmo e não é necessário pagar pelo sistema operacional.

Chromebook possui boot menor que dez segundos, tudo se passa no navegador, e necessariamente tem que estar online, offline é praticamente inútil. Ao conectar um pen drive o conteúdo é exibido em uma janela do navegador, não é possível minimizar o navegador.

Diminui as preocupações do usuário caso o notebook seja perdido ou roubado por não possuir pastas ou arquivos. Também não há preocupações com backup basta logar e todos os seus software e arquivos estarão lá.


Samsung Série 5 possui design elegante

O notebook criado pela Samsung lembra Macbook, com um design minimalista. A simplicidade do notebook é um de seus atrativos, é como um iPad com teclado e sem tela sensível ao toque conforme avaliação.

Não possui tecla de Print Screen, Caps Lock, possui duas portas USB, uma webcam, uma saída de vídeo, uma entrada para cartões de memória e portas para microfone e fones de ouvido. Mas não tem Bluetooth, porta Ethernet, Firewire ou drive de DVD.

 

Chrome OS offline

O Google afirma que uma atualização permitirá pelo menos acessar e-mail, agenda e documentos do Google Docs em modo offline e, com o tempo mais aplicativos também suportarão essa função.

No Brasil em muitos locais é necessário pagar para poder usar o WiFi por um determinado tempo, só resta a conexão 3G. Para instalar um software somente se ele funcionar no cartão de memória e no Google OS.

 

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia